O mocinho das bebidas: Vinho tinto

 O vinho tinto seco tem menos calorias e te presenteia com muitos benefícios além de ser agradável ao paladar

Quando iniciamos uma dieta é de praxe que cortemos frituras, açúcar e carboidratos refinados, além das condenadas bebidas alcoólicas. A boa notícia é que uma taça de vinho tinto pode não ser tão maléfica assim, mas sim benéfica e até recomendada.

Todo mundo já ouviu falar que vinho, com moderação, faz bem para a saúde, mas você sabe exatamente para quê? Eu que não sou nada boba e adoro um bom vinho decidi dar uma olhada por aí e ver o que há de benefícios nessa bebida tão clássica.

Comecei lendo que a versão do vinho que se enquadra como mocinho é apenas o tinto porque na produção da versão branca não há contato direto com a casca da uva, local onde se encontra muitas substâncias importantes.

Não vou me estender com um texto explicativo e rebuscado, para quem quiser algo mais detalhado é só ir no famoso Google que irá encontrar uma infinidades de pesquisas e informações. Aqui vou me contentar apenas em enumerar os benefícios que o vinho tinto pode trazer para nossa saúde.

Aí vão 12 razões para incluir o vinho algumas vezes no seu cardápio:

  1. Reduz o risco de doenças cardíacas;
  2. Aumenta a longevidade;
  3. Possui poder anti-cancerígeno;
  4. Ajuda a equilibrar o colesterol ruim do organismo;
  5. É antioxidante;
  6. Diminui danos arteriais causados pelo tabagismo;
  7. Reduz 60% o risco de formação de cálculos urinários;
  8. Bom pra quem tem diabete, pois melhora a sensibilidade das células periféricas à insulina;
  9. Eficiente para quem tem anemia, pois além de conter ferro o álcool do vinho ajuda a absorver melhor o ferro;
  10. Melhora a densidade óssea;
  11. Ajuda a preservar o sistema imunológico;
  12. Inibe o desenvolvimento das células que funcionam como reservatório de gordura;

Agora vê se não vai sair correndo e beber uma garrafa toda de uma vez com a desculpa de que faz bem, como toda bebida alcoólica o vinho é calórico. O tipo mais recomendado para quem está de dieta é o seco, pois possui menos calorias e segundo especialistas não deve-se ultrapassar de uma a duas taças. Levando em consideração todos os benefícios e absorção dos princípios ativos é bastante adequado numa dieta balanceada.

Lembre-se sempre que uma ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, mesmo sendo   por meio do vinho tinto, induz a inúmeros agravantes à saúde e não é indicada em hipótese alguma.

Então vamos com moderação incluir essa bebida deliciosa que traz todos esses benefícios incluindo o de relaxar o corpo e a mente no nosso cardápio, não precisa ser diariamente, mas que tal em um sábado a noite?

Fica essa dica pra você.

Bye, bye.

26 comentários:

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Xuxuuuuuu...o teu blog é muito fofo viu...cheio de novidades e boas dicas...!!!N achei diferença no açucar...o baby detestou...cada um...rsrsrsr!!!Obrigada pelo carinho viu...xerusssssssss!!!

Carolissima disse...

Nossaaa... adorei as informações, pq eu adorooo vinho!!! Agora vou beber uma tacinha sem culpa!!! \o/
Mil beijinhosss

Gabi Gadelha disse...

Oi k!
pois é...tem tanta coisa boa que a gente deixa de comer ou beber com medo de engordar! Como vc mesma disse o consumo é recomendado, mas para que não cause algum efeito negativo é interessante ingerir o vinho com moderação e dentro de uma dieta equilibrada para as calorias do jantar não excederem os limites de quem quer perder peso. Novidade pra mim é essa do ferro. Não sabia que o vinho ajudava a absorver melhor o ferro. Mais uma vez parabéns pelo post! sempre bem elaborado. Mas vc sendo uma jornalista fica facil, ne?!
Bjs!

nonono disse...

Oi Karina!!! Guria desculpa por nao ter respondido antes seus comentarios e tb nao ter te visitado nos ultimos dias mas acabei de me atualizar com seus ultimos dois posts!

Essa do açucar é bem bacana mas eu nem sei fazer comida imagina fazer bolo!!!!! E eu tb nao posso me dar a esses luxos (sim p mim virou luxo rsss) pq eu ainda nao aprendi a comer doces amiga.... se eu começo nao sei parar!!! Preciso andar com pequenos passos até chegar a esse ponto de incluir essas delicias em meu cardapio... mas a dica do açucar serve p meu café expresso q tenho usado adoçante e já estava até encucada =)

Sobre a água eu nunca escutei falar =/ deixa eu chegar no brasil q me intero dos produtos =) vê se pode eu estou "atrasada" na europa ahahah

Parabens por ter fechado seu final de semana com chave de ouro: pedir saladinha em bares é p poucos!

Sobre o vinho tinto é bacana vc dividir a informaçao conosco. muitas pessoas nao sabem dos beneficios da bebida (uma a duas taças) e pensam q nenhum tipo de bebida alcoolica é permitida! um bom vinho faz parte de qualquer "evento gastronomico" como se fosse um complemento da alimentação, nao é a toa q existem os tipos de vinhos diferentes p cada tipo de comida. Mas é mesmo um ALÍVIO saber q um prazer como esse pode ser aproveitado!!!!!! UFAAAAA merecemos né!

Agora falando dos seus comentarios, quero dizer primeiramente obrigada por ler de verdade (inteiro)os meus posts. Poucas o fazem rsss Olha a miga eu vou falar com o Gugu e ver se ele libera suas passagens pra visitar sua terra rssss se bem q eu tb nao vou voltar para a terra de onde eu nasci... tambem nem quero!!!! Mas só o fato de voltar pro meu país to satisfeita!
Eu tb nem sei mais o q q é gugu! Faz quase um ano q nao vejo... quero chegar no brasil e ver os programas nadaaaaa culturais tipo domingao do faustao e afins amiga, to com saudade do besteirol do brasil. Há pouco tempo descobri um site q passa globo em tempo real mas é horrivel ver pela net, eu nao gosto e nao assinei a tv a cabo com a globo internacional q tem a progtramação completamente diferente do brasil =/ entao só vi um pouco de record nesses ultimos meses mas mesmo assim é programação diferente!

Sobre minha Srs M vc tem toda razao, quando nos preocupamos a coisa empaca! Ainda nao menstruei mas fiz o teste da farmacia pq ja estava quase certa estar gravida : deu negativo!!! =/ Fiquei aliviada e decepcionada acredita??? hj comecei a sentir umas coliquinhas de leve... logo logo a visita desagradavel chega... dessa vez demorou!

................................... Vc acertou na palavra "camelar e economizar" é bem assim mesmo para as pessoas q tentam ganhar dinheiro no exterior. Eu graças a Deus nao sai do meu pais p procurar trabalho, pensamos q poderiamos oferecer uma melhor qualidade de vida e oportunidades p nossos filhos (no plural pq um dia vem mais né! rss) mas a realidade e bem diferente e eu assisti muitas cenas tristes de imigrantes, gente morando de favor, sem grana nem pra voltar p o país de origem, que vendeu tudo onde morava e tá sem rumo! Mas as pessoas q nao conhecem outros países fantasiam q quem mora fora é "chique demais" por pura ignorancia! Nossa, já vi cada coisa absurda por onde estivemos q nem dá pra falar!

e o sono??? Voltou super normal mesmo?? vc nao falou mais nada sobre o assunto...

beijos

Dani disse...

Oi Ka!
Um lambrusco não conta não?! rsrs
O pior é que só gosto de vinho branco.... mas não custa tentar a troca né!?
Também adoro vinhos e estou tentando cortar definitivamente a cerveja da minha vida!!! hahaha
Cerveja com corrida não combina né!? ;)
Beijos amiga, obrigada pelas constantes visitinhas no meu blog!!!

Lugreen disse...

Olá!

Vim te conhecer, então muito prazer!
Sou um bebê nessa blogesfera..kkkkk
Gostei do seu post e uma dica:
eu não posso beber nada alcoolico, então tomo suco de uva natural, tem os mesmos beneficios do vinho.
Além de ser uma delicia!

Desejo uma quarta magrovilhosa par vc!
E espero sua visitinha...

bjkssss

Ronaldo disse...

Oiiii

tudo bem?

passei para ver seu blog, pois estou na mesma batalha que você.

Não desista nunca.

Passe la no me depois para conhecer, se quiser
www.emagreceronaldo.wordpress.com

Bjs
Ro

Cris disse...

Que bom que o vinho tinto é o mais bonzinho de todos, eu gosto bastante... =]
Hoje vou anotar tudo o que comi...vc tem razão, essa vida se não nos policiarmos as coisas desandam...rs...e eu não vou engordar nas férias!!!
Bjs, tenha um bom dia!

Pri disse...

boraaaaaaaaa se acabra no vinho!!!! uhuuuuuuuuuuu
EU AMO VINHO!!!! brincaderinha 1 tacinha no fds é tudo de bom!!!
adorei a dicar.
bjinhos

Fabi disse...

Um brinde ao vinho. Adooooro. Seja branco ou tinto. E prefiro o demi-sec. Os secos são muitos "vinagre" para o meu paladar.
Bjão, lindona.

Juliana disse...

Ká linda, muito obrigada pelo carinho, já estou melhorzinha...
Amei a dica, adoro vinho!!!
Beijos

Bridget Jones disse...

Eu nem sou muito chegada em vinho.. Aliás, não gosto de bebida nenhuma, no máximo um licor de amarula.. hahaha Minha mãe toma de vez em quando, mas eu ainda não implementei isso na minha vida não. Dizem, relmente, que é muito bom!!! Vc disse tudo: moderação.

beeijos

Anônimo disse...

Olá moça bonita,


tudo bem? Gostei das informações, mas confesso que ainda não aprecio tanto uma tacinha de vinho! Mas acho tão chiiiiique! Porém, ainda não tenho o hábito! Te desejo mais sucesso! bjs

Gabi Gadelha disse...

Oi Ka!
quando comecei a fazer o blog estava com o propósito sério de reaprender a me alimentar, tendo em vista que as dietas me traziam resultados provisórios. Depois de passado algum tempo desde a conquista do peso desejado, eu voltava a engordar porque os maus hábitos alimentares ainda estavam arraigados em mim.
Optei por uma reeducação alimentar por querer resolver de vez o efeito sanfona, mas confesso que me preocupa o fato de ver o tempo passar e não obter o resultado esperado, pois eu queria estar com um corpo legal para começar a escolher o vestido do casamento.
De fato, quando se tem pouco a perder, a perda é mais lenta. Ocorre que no meu caso tenho cerca de 10 quilos para perder e isso não é pouco, amiga!
Mas olha, tenho que concordar com vc: é preciso exercitar a paciencia, pois cada organismo tem um ritmo e é preciso aceitar esse fato.
Um super beijo e obrigada pelas palavras de apoio.

Anônimo disse...

A-d-o-r-e-i a dica.... hehehe..
Primeira vez que venho no seu blog. Adorei.... Posso te add no meu?
Ótima quinta

Nanda disse...

Legal saber isso do vinho.

Sobre mim, é incrível como essa frase óbvia e clichê é verdadeira. "Só depende de você!" Não adianta eu chorar, pedir ajuda a Deus e o mundo se eu nâo fizer nada. Tô tentando viver essa frase de todo o coração.

Beijos pra vc!

Unknown disse...

Passei para lhe dar uma força e tudo de bom,bjs doces Alexis..

Fernanda disse...

Ai, que saudade daqui!

E que vontade de tomar um vinhozinho!

hihihihi!

Voltei!
vamo que vamo!


beijinho!

Carla Danubia disse...

K.
Adorei a matéria mulher, vc é muito boa nisto!
Queria te agradecer pelo carinho que recebo de vc sempre, é o que me dá força para não desistir!
Brigadúuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Bjão

Clara disse...

é amiga,tenho q fazer algo pra dar um empurraozinho na RA;
Quanto ao vinho eu ja tinha lido sobre isso,eh realmente mto interessant

Clara disse...

aiii flor quem dera ter Anglo aki :P
tem um q eh soh aki e olha lah,coisa bem pekena msm

Fezinha disse...

Oi Ká, adorei a cara nova do seu blog, tá lindo!

Andei meio sumida, pois estou na correria, marquei a cirurgia pra semana que vêm, e tenho muitas novidades legais acontecendo, vou esperar acontecer de verdade pra contar...

Quanto ao vinho, eu amo, mas me um pouquinho que eu tomo jé fico tonta e acordo com dores de cabeça...rs

Bjuss

Fernanda disse...

Ka, sobre concursos, o lance é procurar em sites especializados mesmo. Tem um muito bom, com informações sobre todos os concursos, veja aí: http://concursos.correioweb.com.br/

beijinho!

Renata Alzuguir disse...

com certeza darei dicas do livro...só não scaneio o livro e te passo pq são 310 páginas rsss
beijossss
e parabén atrasado pelo peso eliminado

VITORIA disse...

ola q bom q esta me acopanhando fico feliz vamos juntas contra tudo q nois traz infelicidade q é as gorduras e adorei saber sobre o vinho com certeza vou incluir na minha dieta !!!

beijosss

Gabi Gadelha disse...

Oi Ka!
pois eu concordo plenamente com vc. Entre optar por organizar o cantinho de vcs e fazer uma festa é preferível a primeira opção.
A cerimonia, seja religiosa ou civel, é nada mais do que um ritual de passagem, um evento para celebrar com os amigos e a família.
Eu, mesmo morando longe do meu namorado, já me sinto casada com ele. Compartilhamos uma vida e isso é o que essencial: a comunhao de interesses e de princípios. O ato de casar é meramente simbólico.
Por ele, eu sei que a gente teria pulado a parte da festa e tudo mais, mas o meu imaginário de mulherzinha do sec. XIX queria celebrar esse momento como manda o figurino. E ele atendeu esse desejo. Kkkkkk
O importante mesmo é que estamos todos felizes, vc com o seu amado e eu com o meu! e tomara que seja assim por muito tempo!
Um beijo!