Exercícios: dúvidas comuns

 

23Quando queremos emagrecer não é apenas hábitos alimentares que devem ser mudados, mas nossa rotina toda. Como já ouvi por aí “é uma mudança que deve começar de dentro para fora”. Para dar certo é preciso encarar assim mesmo. E essa frase já deve matar nossas desculpas básicas tipo: “não consigo comer quando acordo”, “não consigo fazer exercício, é chato”, entre outros.

Quando parei para pensar sobre isso é que decidi começar a andar na esteira, coisa que você já viu pelas outras postagens era meu desafio na academia, pois achava chatíssimo. Hoje estou tirando de letra e incorporei ao meu treino. Tive que mudar meu jeito de pensar, para aí poder agir certo.

Entretanto iniciar uma atividade física requer outros aprendizados assim como na reeducação alimentar. Disso surgem várias perguntas, vamos falar de algumas delas.

Qual o melhor horário para treinar?
Decididamente se seu objetivo é emagrecer a melhor hora para mexer o esqueleto é de manhã com exercícios aeróbicos. O motivo é simples, quando acordamos a quantidade de carboidrato está em baixa no organismo e nosso corpo irá usar uma porcentagem maior de gordura como energia. Isso não quer dizer que você deva ir sem comer nada, malhar em jejum só vai fazer você cair dura, coma algo leve, um iogurte com alguma fibra é uma boa opção.

Comer antes ou depois do treino?
Os dois. Você deve comer no máximo quatro horas antes e no máximo uma hora depois. Antes para, como já disse, você não desmaiar durante o treino; depois porque a reposição certa dos alimentos farão com que os músculos se recuperem e acelerem o metabolismo, assim você queimará gordura em repouso também. Fracionar certo as refeições pode aumentar pelo menos 20%, em média, seu metabolismo. Ou seja, você pode queimar gordura até mesmo sem uma grande restrição calórica.

Aeróbicos ou anaeróbicos? ANAEROBICO
A combinação dos dois é perfeita. Porque o aeróbico farão você queimar calorias e os anaeróbicos fortalecerão seus músculos e acelerará seu metabolismo para que você continue queimando gordura mesmo depois de terminar o treino. Assim você elimina peso, flacidez e mantém seu corpo funcionando. Se você comeu bastante carboidrato antes de ir para a academia o ideal é você fazer um pequeno aquecimento e iniciar pelo anaeróbicos e em seguida o aeróbicos. Assim, ao iniciar sua corrida, por exemplo, seu corpo já terá queimado a maior parte  do carboidrato ingerido e irá passar a queimar mais gordura.

Se você fizer exercícios após comer uma porção generosa de carboidratos, seu corpo irá usar estes recém ingeridos como fonte de energia primaria, e não gordura que você quer tanto queimar. Mas vale lembrar que para um treino de musculação, ou seja, um treino anaeróbico, o carboidrato é indispensável, pois se não você queimará seus músculos ao invés de gordura. Um treino de força é importante para acelerar o metabolismo e eliminar flacidez, se seu objetivo é apenas queimar calorias e e enxugar opte por algum exercício aeróbico.

É… o corpo é complicado. Mas, temos que aprender sobre o funcionamento dele para conseguir controlá-lo e fazer com que a coisa certa seja feita.

Qual a freqüência ideal?
Isso varia de cada pessoa. Mas, para não perder condicionamento o ideal é exercitar-se 3 vezes por semana não deixando um intervalo de mais de 2 dias entre um treino e outro.

Essas são dúvidas mais comuns, na minha opinião, de quem está se aventurando a se exercitar ou que estava pensando iniciar.

JUMPPara não desanimar da academia escolha atividades que você goste mais. E vá aos poucos se adaptando a aqueles que você tem mais resistência. No meu caso eu adoro Jump, uma aula aeróbica super divertida, numa aula de 45 minutos você queima na média 450 calorias. E aos poucos fui iniciando a esteira para caminhar. Em exercícios de força eu indico Body Pump, é uma musculação mais divertida coreografada, eu amava, mas na minha atual academia não tem, por isso encaro a tradicional musculação.

Peça para um professor montar um treino pra você e encare, vai acelerar seu processo de emagrecimento e te trazer bem estar. Quando não vou na academia parece que meu dia não produz tanto do que quando vou. Melhora meu humor e minha disposição. Veja assim que você não vai deixar de ir.

 

Espero que você goste dessa pesquisa que fiz e aproveite as informações. Fica essa dica hoje.

Bye, bye. 

7 comentários:

Kat disse...

K., adorei as dicas. Passa no meu blog, tem uma indicação do prêmio dardos pra vc lá! beijocas

@line disse...

ká, adorei as dicas!
Só me falta o ânimo! rs
Bjokas amore

Taty disse...

Ei K, parabéns pela animação. Ficar de baixo astral é péssimo!!!! Estou me esforçando prá me animar também.
bj enorme

Grazi disse...



Muito boas suas dicas de hoje.

Espero que você esteja melhor.

Bjokas

Taty disse...

Oi K!
Passei prá deixar um bj e desejar ótimo fds.
Fica com Deus.

Renata disse...

Adorei seu blog, vou voltar sempre, parabéns!!! beijinhos euma otima semana!!

ٷՅiα disse...

Olá, moça!! Amei seu blog e vou acompanhá-lo daqui pra frente! ;]
E, nooossa!! Como temos coisas em comum. Você também anda na rua sonhando e cantarolando, com passos automatizados e depois nem sabe ao certo por quem passou?! =P
hahah! E você é de São João, também?! Oo
Nuss!! Seria muuuita coincidência!
;*