Verão é praia

 

PRAIAO verão está batendo em nossa porta e com ele o final de ano e as férias. O que isso realmente significa para a maioria de nós? PRAIA!

Manter a RA na praia pode ser mais fácil do que você imagina. O calor acaba diminuindo o apetite e você faz escolhas mais leves sem nenhum esforço. A saladinha entra em cena, frutas, água de coco e sucos.

Como nem tudo é perfeito também aumenta o número de churrascos e bebidas alcoolicas, mas vamos fazer escolhas consciêntes. Vamos lembrar sempre de moderação.

Agora deixando a alimentação um pouco de lado nesse post, vou falar de malhação. Final de ano, aquele clima de festa, comidas tradicionais, viagem, descanso, pois é a academia não tem vez no roteiro de final de ano. Entretando quero falar de alguns benefícios que a praia pode trazer para o nosso corpo.

Você já ouviu falar dos benefícios de um banho de mar? Pelo menos que ele é “renovador” e “energizante” eu aposto que sim. Só que o poder do mar vai muito além disso.

Os exercícios a beira ou dentro do mar são revigorantes sim e também muito saudáveis. Você pode escolher por caminhas, ginástica na areia segunda de um mergulho, surfar, fazer hidroginástica, nadar, qualquer uma dessas atividades entre outras são benéficas além do próprio esporte. O ambiente que a praia proporciona juntamente com a atividade física proporciona um bem-estar que em nenhum outro lugar é possível, dá mais disposição. Um dos motivos é que o ar da praia é carregado de iodo, que limpaPEGADAS NA AREIA os pulmões.

Ouvi falar que Spas que se localizam a beira do mar são os que ajudam a emagrecer mais. E isso porque além de limpar os nossos pulmões o iodo no ar acelara o nosso metabolismo, bom saber não é?

A água do mar também faz relaxar, aliviando stress e outros problemas emocionais que muitas vezes nos fazem atacar a geladeira. E tem mais! As quebras das ondas estimulam a circulação, a pele e promovem uma espécie de drenagem linfática no corpo.

Isso quer dizer: desintoxiacação, menos celulite, gordura localizada e flacidez. Nossa eu já estou pronta para cair na água e você?

E caminhar na praia está longe de ser um problema, é muito bom, deve-se lembrar que uma boa caminhada não deve ter um ritmo muito baixo e nem alto demais chegando a ser uma corrida. O ideal são passos ritmados rápidos, o que traz resultados mais rápidos. E devemos lembrar que caminhar na água ou na areia fofa exige uma força maior do que em terrenos normais. Isso siginifica benefícios dobrados.

É isso…

Bye, bye.

O bom chimarrão

Depois que comecei minha Reeducação Alimentar além de mudar consideravelmente minha alimentação adicionei um pouco de chá no meu dia-a-dia. Meu preferido é o de cidreira, mas estou tomando também o de hortelã e claro o famoso chá verde, este último prefiro tomar gelado substitindo a água na academia.

Como uma boa catarinense sempre gostei de chimarrão. Até ganhei uma cuia da minha mãe da última viagem que ela fez para visitar nossos familiares. E me perguntei, será que ele traz benefícios para nós que estamos procurando emagrecer? E, felizmente para mim, descobri que sim.

Veja o que descobri:

O chimarrão é rico em muitas vitaminas e minerais, nele contém praticamente todos (eu disse TODOS), os componentes essenciais para o nosso organismo. É eu também fiquei impressionada. Olha só vou citar alguns que encontrei lendo por aí:

TABELA CHIMARRÃO

E não pára por aí, o chimarrão também possui: água (é claro!), celulose, gomas, resina aromática e dextrina.

Não é demais? Agora você me pergunta: “Tudo certo, mas o que todos esses componentes presentes no chimarrão querem dizer na prática?”. Calma, calma… vou te responder.

Você prefere em itens ou explicações mais completas? Bom, estou sem muito tempo e sei que você também não, vou jogar em itens pra ficar mais fácil e te convencer a tomar esse amarguinho. Vou dividir em dois blocos o primeiro é:

Benefícios para quem está pensando em RA:

°° Facilita a digestão
°° Favorece a evacuação (fezes) e micção (urina) –> Adeus retenção e inchaços!
°° Ativa a circulação –> celulite, bye!
°° Aumenta resistência de músculos a fadiga –> Agora você vai pegar firme na academia!
°° Aumenta a força muscular –> Mais músculos mais gasto energético!
°° Diminui colesterol e triglicerídeos –> Mais saúde!
°° Aumenta o gasto energético, ação termogênica–> Calorias vocês já eram!
°° Eficaz na redução de gordura corporal –> Até nunca mais pneuzinhos! CHIMARRÃO
°° COM CERTEZA FAVORECE NO EMAGRECIMENTO!!!

Outros benefícios:

°° Estimulante da atividade física e mental
°° Aumenta o ritmo cardíaco
°° Promove regeneração celular
°° Elimina estados depressivos
°° Tonifica o sistema nervoso
°° Melhora a memória
°° Previne gripes e alergias
°° Previne doença de Parkinson
°° Regulariza a respiração


Isso foi o que eu encontrei, imagina o que deve ter e que eu não descobri ainda. Isso aí já são motivos de sobra pra colocar o chimarrão no seu dia-a-dia. Eu acho mais gostoso que o chá verde embora os dois sejam amarguinhos. Você vai melhorar o funcionamento do seu corpo, ficar com a pele bonita e de quebra prevenir doenças. Além de te ajudar a emagrecer.

Tem uma matéria legal que eu li, em que uma nutricionista afirma que o chimarrão ajuda na queima de gordura sim. E que se tomarmos pelo menos 1 litro e meio de chimarrão por dia aliado a uma alimentação saudável , pode-se eliminar 2kg em uma semana. Vale lembrar que ele não tem calorias.

Se você quiser dar uma olhada na matéria na íntegra eu achei no site da “Farmácia Artesanal”, mas a fonte original a revista “Dieta já”. O link de onde eu li a matéria é esse aqui.

Pra mim tomar 1 litro e meio de chimarrão é moleza. E você vai encarar?

Bye, bye.

A passagem...

Ontem, após eu ter postado, recebi uma notícia triste: O avô do meu marido faleceu. Na mesma hora meu marido saiu do trabalho e a família toda foi para Lorena, perto de Aparecida, que era onde o avô dele morava.

Eu não tinha proximidade com o vovô dele, mas sim com a avó. Ela é um doce, sabe aquele tipo de pessoa que você não imagina falando um palavrão? Sempre de boa vontade, sempre querendo agradar. Nossa preocupação era ela.

Bom, como a ocasião não deixa ser diferente, foi bem desagradável. Primeiro porque eu passo mal nesse tipo de cerimonias. Sei lá, minha pressão cai, fico impressionada, não consigo dormir direito, aquela energia ruim, eu fico estranha.

Há 2 anos atrás quando meu tio faleceu (irmão do meu pai), nem fui vê-lo. Justamente porque essas coisas me marcam demais. Prefiro ficar com a imagem da pessoa viva, porque não tem jeito ao vê-la morta eu não consigo mais lembrar de outra forma. Só que dessa vez não podia fugir, porque estou casada e tinha obrigação de acompanhar meu marido nesse momento difícil.

Nossa antes de decidir para mim mesma que eu iria, foi duro. Aquele frio na barriga. Como uma boa esposa fiquei ao lado do meu marido e da família.

Durante a madrugada fomos para a casa da avó e dormimos com ela, no mesmo quarto, para ficarmos de olho. Foi mais uma experiência complicada pra mim, quem disse que eu consegui dormir? Estou com um peso no ombro até agora. Ela ficou bem, Graças a Deus.

O enterro foi a parte que mais tocou a família, sabe aquela sensação "é verdade, não vamos mais poder vê-lo" bateu sem piedade.

Passou... espero que Deus guie e dê paz a alma do Seu Tião. Que ele descanse e esteja junto com nosso Senhor.

É isso. Cheguei agora, fiquei sozinha em casa e não adiantaria nada eu deitar, precisava conversar, desabafar. E por isso estou aqui.




Como esse blog não me deixa esquecer da RA devo contar que saí dela esses dois dias. Não comi muito, aliás quase nada, mas não consegui comer adequadamente. Meu almoço foi panetone ontem, que foi comido no caminho, e o jantar foi frituras que meu marido levou para comermos do lado de fora da capela. Hoje de manhã mesma coisa, comi 1 coxinha. Ao chegar em casa ataquei 2 goiabas. Comi praticamente nada, mas de qualquer forma isso é sair da RA.
Amanhã retomo a rotina.
Bye, bye.

Só no sapatinho ô...ô...


Esta brincadeira foi a Carla que me indicou e desde já quero agradecer. O blog dela é http://carla-danubia.blogspot.com/, vale a pena dar um click. Essa brincadeira foi criada pela "Pri em forma" o link do blog dela é esse: http://priemforma.blogspot.com/


Que número você calça?
R: 36
Como você cuida de seus pés?
R: Tiro as cutículas semanalmente, esfolio quase todos os dias no banho e passo hidratante. Gosto de pintar as unhas dele com cores claras. Nada demais, tratamento básico.
Através dos sapatos podemos definir alguns traços da personalidade de uma mulher?
R: Com certeza. Não só dos sapatos, mas dos cuidados que você tem com seus pés. Além disso, pelos sapatos identificamos o estilo e um pouco do dia-a-dia de uma mulher. Por exemplo, se ela gosta de cuidar do corpo, ela vai ter pelo menos um bom tênis. Se ela é prática ou sofisticada, ou um misto. Dá pra perceber várias coisas pelos sapatos.


Lá vão os meus...

Decididamente amo esse sapato. Fica bem com tudo, com um jeans, saia, shortinho. E dá um ar mais clássico. E é super confortável. Tenho mais uns 3 deste mesmo estilo. Uso-o sempre. Ele substitui muito bem uma sandália. E é baixinho. (Ele é meio brilhoso e o flash deixou parecendo que tem manchas, hunf)


Esse dá pra ver que eu já surrei. Adoro, super confortável e fica super legal com uma saia ou vestido. Com calça não gosto muito, mas se for capri fica bacana também. Quando tá calor abuso dela, é a segunda que eu tenho nesse estilo.

Esse é bem informal. Mas é a coisa mais confortável do mundo. Uso em casa, para ir no mercado, até pra ir visitar a minha mãe (risos). Me sinto pisando nas nuvens. Dá um ar mais descontraído quando usado com um jeans e blusinha branca. E tá na cara que eu maltrato ele, olha o estado.


Eu gosto de salto, juro. Só, que meu marido é 3 cm mais baixo do que eu, então eu evito. Embora use pouco eu tenho vários, a maioria de salto médio e uns 2 de salto muito alto, que são lenda eu usar. Esse aí eu uso até que sem medo em alguma ocasião mais especial. Tem um salto não muito alto nem baixo e fica uma graça. Combina com tudo.


Esse eu gosto porque não importa se estou de saia ou de shortinho, fico com jeito de menininha, até com uma bermuda longa fica uma graça. Bem teen. E é bem leve. Adoro esse estilo de sapato como dá pra perceber.


Bom, na minha vida já perdi a conta de quantos all star eu tive, de todas as cores: preto, marinho, xadrez pequeno, xadrez grande, branco de pano, branco de couro, no tom jeans... Já nem me lembro de todos. Amo, é um item que não pode faltar no meu guarda-roupa. Nunca gostei muito de tênis tipo fitness, fui aprendendo com o tempo. Hoje tenho dois, meu preferido é o Adidas, mas tenho um asics que bato mais na academia.

Bom, eu acho que meus sapatos mostram que eu gosto de conforto, aliás "muito" conforto, e que faço o estilo "menina". Outra coisa fácil de identificar é que gosto de praticidade porque a maioria dos meus sapatos são de cores neutras, combinam com qualquer cor de roupa. É por aí. E você achou o quê?

Agora vou indicar essa brincadeira para:

- Grazi (http://graziemagrecendo.blogspot.com/ )

- Verônica (http://emagrecendoparasermae.blogspot.com/ )

- Taty (http://taty-esculpindomeunovocorpo.blogspot.com/ )

Meninas, não sei se já indicaram vocês para essa brincadeira, mas queria indicá-las. As regras são as seguintes:

Regras: 1 - PEGUEM O SELINHO DA BRINCADEIRA (a primeira irmagem, que está no topo); 2 - Escreva que ela foi criada por Pri em Forma http://priemforma.blogspot.com/ e escreva de quem a recebeu também com nome e link; 3 - Respondam as mesmas perguntas que eu respondi, ok? - Tirem fotos de seus sapatos e nos conte o que eles falam a seu respeito e em que ocasiões gosta de usá-los. ( quem não tiver máquina coloque imagens, mas o mais legal é colocar os nossos).

A balança resolveu se mexer

Hoje vi progressos. Meu peso que ficou estacionado semana passada dessa vez resolveu andar um pouquinho:
1,4 kg a menos!!!

Isso que dizer que alguma coisa deu certo nessa última semaninha. Mantive a RA firme mesmo com feriado e alguns poréns. Estou feliz com isso. Se continuar assim vou conseguir eliminar o que pretendia até o Natal e ficar nos 60. Complicado é manter isso na época de festas. Mas darei um jeito. Estou super entusiasmada.

Essa semana vou deixar um pouco de lado o cardápio da minha nutricionista e vou me controlar pela dieta dos pontos. Pra dar uma variada. Não muda muita coisa, só vou ter um controle mais exato do que como.

No feriado não fui na academia, apareci por lá só até quarta. Acredito que indo a semana toda, como eu estava fazendo, vai dar mais uma ajudinha para que semana que vem eu tenha notícias ainda melhores.

Espero que tudo esteja ótimo com você também.
Bye, bye.

Lembrar dá medo

Estou pensando muito. Quando não estou bem eu penso. Acho que até para fugir da realidade, dos medos, mesmo que não funcione.

As vezes temos medos de coisas que podem nem acontecer mais, ou que jamais vão acontecer, é algo incontrolável. O problema pode até estar indo embora, mas o medo fica guardado no peito por mais algum tempo, às vezes longo, outras fica pra sempre.

E você tem noites em que acorda com aquele sobressalto, assustada. Vê que é um simples pesadelo, entretanto, aquele aperto no peito dura até na manhã seguinte e cada vez que você se lembra a dor volta, pode ser que nem consiga dormir à vontade na noite seguinte com medo de sonhar novamente. É difícil não lembrar das coisas que temos medo.

Por incrível que pareça é mais fácil a gente esquecer de algo que gostamos do que do que detestamos. É a mente humana, complicada, gostamos de nos atormentar.

Pior de tudo é que a vida é imprevisível, nunca se sabe ao certo o que vai acontecer no dia seguinte, não há certeza de nada. Isso, de certa forma, justifica o motivo de termos tanto medo. A incerteza que nos deixa sempre alerta a qualquer mudança. O ser humano odeia mudança. Eu odeio mudanças.

Até boas mudanças trazem insegurança. Porque você tem que esperar muitos dias para ter certeza de que vai ser bom de verdade. E ainda assim sentimos aquela pontinha de nostalgia no peito ao lembrarmos do passado. Coisas que podiam ter sido diferentes, mas por alguma razão não foi.

Tudo porque temos medo.

Vivemos no medo. Somos diariamente traumatizados pela vida e por nós mesmos.

Como dominar isso? Não sei. Acho que essa é a fórmula mágica que eu estava procurando no post anterior.

Só sei que apesar do problema ter sido três dias atrás e que tudo está mais tranquilo aqui em casa, ainda sinto o mesmo medo, apenas consigo controlá-lo melhor por fora. Todavia, por dentro o fato continua intacto nas minhas emoções. E sei que mesmo daqui 20 anos, mesmo que não volte acontecer, quando vasculhar as lembranças desse dia em meu passado, a dor e o medo estarão no meu peito, guardados como jóias valiosas.

O motivo? Sou um ser humano. Reprimir sentimentos, esquecer, não é da nossa natureza. Com muita dificuldade até conseguimos perdoar (ou achamos que perdoamos), o que já é um grande passo, mas esquecer ainda é algo que precisa de muito treino. Para esquecer é preciso deixar de ter medo. Quem sabe um dia chegamos lá.

Foi mais um desabafo.



Queria agradecer ao apoio da Grazi, Fanta, Anastácia e Carla. MUITO OBRIGADA. Foi muito bom ler os comentários de vocês meninas. (Os links para os blogs delas estão na lateral, vale a pena conferir).



Bom, as coisas aqui estão bem. É o que escrevi no texto, a gente perdoa, mas esquecer leva muito mais tempo e concentração do que se imagina. Só que tudo está mais tranquilo. Isso é bom, estou conseguindo pensar com a razão agora. O que é ótimo.

A RA? Está indo super bem. Estou surpresa que depois desse turbilhão de coisas que aconteceram eu não sai da linha. Nem mesmo por ser um feriadão. Até agora tudo bem. Hoje de manhã comi um pedaço pequeno de panetone. É... O natal com suas comidas maravilhosas e engordativas.

Domingo aqui é dia de massa, não tem jeito. Vou fazer conchiglione de quatro queijos com molho de tomate. Molho de tomate posso comer sem medo, é liberado. E pra acompanhar salada.

Espero que esteja tudo bem com você e sua dieta.

Por hoje é isso...
Bye, bye.

Cadê a fórmula mágica?


Hoje não estou legal. Não... não... não... eu não jaquei. Acho que preferia que fosse isso.
A verdade é que tive um probleminha com o meu marido. É... uma coisa que me deixou muito chateada, não quero ir muito no fundo disso, só sei que preocupações que eu tive uns meses atrás agora estão voltando.

Justo agora? Agora que estava tudo bem. Estou cuidando de mim, aproveitando mais o casamento, podendo dormir com um pouco mais de tranquilidade. Agora?

Se é bom ou ruim, não sei, mas nem tenho sentido fome. Sabe aquela sensação de estômago embrulhado, enjoada e aquele aperto no peito que teima em não passar? É assim que eu estou. Tenho vontade de deitar e dormir, dormir e dormir. Meu feriado entrou num poço. E pior, mesmo querendo dormir para esquecer de tudo eu não consigo, a ansiedade não deixa. Nem esse anestésico eu posso ter.

Hoje fui na fera. Vai dar meio-dia e nem fiz o almoço, não tomei café, nem tenho vontade de nada. Estou com uma dorzinha de cabeça desde ontem, daquelas de uma dor contínua.

Agora você deve estar se perguntando, "será que tem mulher nessa história?"; Eu respondo: "Antes fosse isso". Nesse sentido eu sempre fui muito segura. Não... não é traição, mas tem mentira. Detesto mentira. Prefiro que jogue na minha cara uma verdade "daquelas" do que minta olhando nos meus olhos.

E eu não sei como agir. Acho que quase ninguém saberia mesmo.

Só sei que eu amo ele e não duvido do amor dele por mim. Mas só amor não basta, confiança é tudo. É... vai passar. Assim como perder peso não é rápido, esquecer uma decepção também não, mas uma hora tudo melhora.

Peço a Deus para que ilumine minha casa para que esse tipo de problema não volte a acontecer NUNCA MAIS. E também peço por você que está lendo esse baixo astral, que tudo dê certo na sua vida, que seja feliz.

É isso...
Bye, bye.

Por que mais fibras?


Toda vez que vamos fazer uma dieta a primeira coisa que começamos a mudar é inserir mais produtos integrais na nossa rotina. Muitas vezes sem nem sabermos o motivo. Sabemos que tem uma importância para quem quer emagrecer, mas não exatamente qual.

Já ficou enraizado que um regime tem que ter pão integral. Se você for parar para pensar, eles tem quase a mesma quantidade de calorias do que as farinhas refinadas, entretanto a qualidade que traz para nossas vidas é totalmente diferente.

Agora você vai saber porque trocamos, mesmo inconscientemente certos produtos pela versão integral e passamos a comer mais grãos.

Realmente as fibras são muito importantes para quem quer emagrecer, mas não pelo número de calorias que ela possui e sim porque diminuem a absorção de gorduras e açúcar do nosso corpo. Estão não só nos grãos como aveia e granola, mas também em frutas, legumes e verduras, itens que damos mais valor quando estamos querendo reduzir medidas.

E uma coisa que todo mundo sabe é que eles regulam o intestino. Qual a importância disso? Você passa a absorver menos toxinas. É... quando seu intestino está desregulado muitos componentes que deveriam ter saído do seu corpo à séculos são absorvidos e daí vem mais gordura localizada, celulite. Pois é.

Só que não adianta você se entupir de fibras por isso. Lembre-se tudo que é exagero peca. Se você ingerir fibras demais você vai deixar de absorver vitaminas. Há uma palavra que buscamos muito quando queremos reeducar nossa alimentação e nossa vida: equilíbrio. Isso é tudo.

Mais uma coisinha, você está consumindo fibras certinho, tudo lindo, todavia seu intestino não anda? Você está bebendo água? Além de comer mais fibras você tem que beber mais água, pois as fibras podem ressecar as fezes. Nosso corpo trabalha em equipe um elemento precisa do outro para funcionar.

Dica: O abacaxi é rico em vitamina C e tem alto teor de fibras. Uma fatia após as refeições é ideal, principalmente daquelas pesadas como churrascos, pois ajuda a metabolizar. 100 g. de abacaxi somam apenas 49 calorias. E daí o motivo de ele ser considerado um bom item para perder peso.

É isso...

Bye, bye.

Brincadeira de criança... como é bom!

Oiii... hoje vou responder a brincadeira que a Grazi me indicou. Obrigada pela indicação querida.

A dieta está tudo "ok". Fui para a academia hoje, fiz aula de step e depois musculação. E estou me sentindo bem. Obrigada pelos comentários de ontem.

E força para todas nós que o verão está aí.

_____________________________________________________________________





























































Pois é...
Bye, bye.

Pois é... Estacionou

Hoje foi dia de me pesar. Consegui enfrentar o drama. Não tive sorte, meu peso é o mesmo da semana passada.

Considerando que eu estou de TPM tentei relevar. Estou inchada, a visita do mês veio exatamente hoje, bem no dia da pesagem.

Claro fiquei chateada com o ponteiro da balança, mas não me descabelei, estou me sentindo, de certa forma, bem comigo mesma. Mesmo não ter perdido nada tenho que considerar que estou comendo direito e minha saúde agradece. Não dá pra pensar em só um ângulo da coisa.

Além do mais, a TPM altera o metabolismo, desequilibra o fígado e, portanto, carboidratos e proteínas ficam mais difíceis de serem trabalhados pelo organismo, droga!

Tudo bem... tudo bem... semana que vem vai ser diferente. Não me desanimei não.

Dei uma reorganizada no meu cardápio essa manhã e diminuí um pouco o carboidratos e proteínas para ajudar meu corpo nessa fase. É uma boa opção. No lugar mais legumes, fibras e frutas, esses itens ajudam o metabolismo e não sobrecarrega.

É... Estou procurando ver o lado positivo, o que fazer? Me descabelar e atacar o sorvete? Não... não. Estacionei, mas não engordei. Estou naqueles dias terríveis e já basta o inchaço por causa da fase, não vou colaborar com gorduras.

Hoje ao analisar minha alimentação nas últimas semanas fiquei contente... isso mesmo! Muita coisa mudou e pra melhor. Estou me alimentando de forma decente. É isso que eu tenho que pensar agora, para não jogar tudo para o alto.

Eu não tomava café da manhã, não comia frutas (não porque não gosto, sorvete era mais atraente), almoçava só porcarias e jantava um prato generoso 9 horas da noite. Ninguém merecia. Nada de fibras, nada de legumes, nada de nada!!!

Olha a diferença só em itens básico do que entrou e saiu:


Devo jogar esse progresso por causa de uma fase no mês? Você concorda comigo que não?

É isso... Vou dar a volta por cima.

Boa semana.

Bye, bye.

1...2... TPM!


Já dá pra sentir o drama?

Pois é. Esses últimos dias tenho me irritado fácil e estou sentindo mais fome. Mesmo assim não sai da dieta, ufa! Um problema a menos para eu me descabelar. Mas está sendo complicado ficar domando.

Já estou me sentindo mais inchada. Isso é péssimo.

Fui caminhar hoje, nem fui na academia. Precisava resolver algumas coisas e uni o útil ao agradável. Aliás, fazer um exercício, principalmente que te relaxe, ajuda a controlar a TPM. Acho que é por isso que estou conseguindo manter a dieta.

Por falar nisso, vou dar umas dicas para controlar a TPM. Não me lembro onde eu li, mas está me ajudando.

- Não compre roupa. Lembre-se você está inchada e só vai te deixar frustrada não caber no seu número de calça. Além do mais, pelo seu estado emocional você não vai gostar de nada e vai se culpar, então nem inventa. Eu comprovo, já aconteceu comigo várias vezes.

- Não faça mudanças radicais. Sabe aquele corte que você viu na revista e tava louca pra fazer? É melhor adiar. Assim como as roupas a chance de você cair no choro ao ver o resultado pode ser altíssima. E não é que vá ficar ruim, mas você não vai estar pronta para uma situação assim. Depois, com a cabeça no lugar, você vai fazer escolhas certas. Quando estamos de TPM sempre queremos fazer algo diferente para elevar a auto-estima, mas aí acabamos no caminho errado.

- Reduza o sal. Quem não sabe que ele retém líquido? E na TPM já há uma retenção natural, o melhor é não dar mais uma forcinha pra ela, não é? Portanto, sabe aqueles salgadinhos empacotados com o mais puro sódio e que é uma tentação nos dias de TPM? Esqueça! Coma uma fruta no lugar se a tentação de beliscar for tão grande, um cacho de uva que tal?.

- Cuide-se. Como já falei em outro item, não vá pintar o cabelo de pink, mas que tal fazer as unhas, uma escova legal? Cuidar da gente nesse período é a melhor coisa, pois ficamos muito carentes e não é por pouco, porque é um porre como nos sentimos. E embora todos os homens achem que é frescura, é idiota achar que a gente quer ficar assim por vontade. Valorize o que você acha que tem de bom.

- Evite café e chá preto. Eles assim como o sal ajudam a inchar. Pois é.

- Faça exercícios. Eles liberam endorfina, que traz bem-estar. E esse item eu também comprovo, ajuda muito. Não precisa pegar pesado na musculação, você não vai aguentar, vai se irritar com as repetições. Vá caminhar ao ar livre ouvindo uma música e aproveite para pensar em você e nas suas próximas metas. Isso vale tanto para as que sentem mais compulsão por comida ou as que ficam mais depressivas. Para as que ficam muito chorosas, que tal uma aula de JUMP ou STEP? São aulas que você tem que se concentrar para realizar os movimentos e assim as besteiras saem da mente.

- Planeje suas refeições. Sei que já fazemos isso porque estamos nessa batalha diária de planejamento e mudanças alimentares. Mas coloque no cardápio um docinho (pequeno, ok?) ou alguma coisa que goste muito, isso vai quebrar a tensão da restrição, pelo menos nesse período que tudo fica parecendo pior do que realmente é. E nunca é demais lembrar da palavra: moderação.

- Saia. Isso mesmo, vá ver seus amigos e converse. Se trancar em casa depois do trabalho só vai fazer você ficar ansiosa e atacar onde não deve. Não só na comida, mas em quem você gosta. Vale chamar o maridão para tomar um suco. Que tal?


Agora essa é a mais difícil:

- Não brigue com quem você gosta. É, quando a gente está de TPM acabamos brigando até com quem não tem nada com a história. Muitas vezes a pessoa só está lendo uma revista do seu lado e o barulho da folha virando te dá nos nervos. Não fazemos por maldade, eu sei, mas é por isso que as outras dicas valem muito para evitar situações como essa. A gente acaba magoando, se magoa e aí mais um prato cheio pra cair aos prantos e no saco de pipoca com guaraná. E o que não era pra ser nada vira um problemão que vai além do período da TPM. Chato.


Então, é isso.

Bye, bye.

Segunda, Terça... meu cardápio

Esses foram meus dois almoços da semana até agora:


SEGUNDA:





TERÇA:


Os dois dias comi praticamente a mesma coisa.

- Salada de alface, rabanete, pepino, beterraba com cenoura ralada;
- Molho rosê light para salada;
- Chuchu refogado no azeite com tomate, cebola e orégano;
- Filé de peito de frango grelhado com uma colher de azeite extra virgem;
- 3 colheres de arroz branco;
- Na terça uma colher de sopa de feijão carioca;
- Para beber: Segunda, H2O limão; Terça, suco de abacaxi clight;

E está tudo bem com a sua dieta? Espero que sim.

Acho que nunca falei do meu cardápio aqui antes. Mas é bem simples.

Antes de ir na academia, isso lá pelas 6h30 da manhã, como um iogurte activia com uma colher de chá de granola. Quando volto, tomo uma xícara de café com leite com 5 bolachas água e sal ou 2 fatias de pão integral light torrado com requeijão light e uma fruta.

No almoço é mais ou menos isso que eu postei nas fotos. Vou trocando a carne, o legume cozido e os vegetais. Procuro evitar macarrão, massas, porque eu acho mais difícil me controlar.

Eu não janto. Como uma fruta no meio da tarde e mais ou menos 17h30 eu faço um lanche de pão integral light com uma fatia de queijo e uma fina de presunto magro. Pra beber às vezes leite, outras suco. Se me dá fome como uma fruta umas 21h00, mas é difícil.

Às vezes coloco no lanche da tarde umas folhas e cenoura com beterraba ralada. Ou então, derreto o queijo com o prejunto com uma rodela de tomate com orégano.

Outro dia posto aqui o cardápio certinho que minha nutricionista me deu. Não sigo a risca, até como menos do que está escrito. Mas acho melhor, estava cansada de dietas malucas.

Hoje pela manhã fui na academia e fiz aula de step e depois 1 hora de musculação. Ainda não criei coragem de enfrentar a esteira. Muito chato.

É isso aí...

Bye, bye!

Enfrentando o medo


Hoje, finalmente, respirei fundo e subi na minha inimiga número 1.

Agora poderei fazer um controle melhor. Toda semana me pesarei na segunda e irei postando o resultado aqui. Vou colocar como peso inicial o de hoje, porque mesmo fazendo a dieta mais ou menos 3 semanas eu não sabia extamente o tamanho do problema.

Bom...
Estou com 64,5.

Agora vou poder controlar melhor. Espero chegar lá... meus sonhados 55. Eu acho que é o ideal para mim. Confesso que achei que estava com um pouco menos. Ainda assim foi um susto. Mas vou chegar lá. Vai saber com quanto estava exatamente quando iniciei a dieta. (risos).

Vou tomar meu café agora. Acabei de voltar da academia e suei a camisa!

Bye, bye.

Agora eu atolei... o pé na JACA!

Hoje não teve jeito. Almoço de domingo na cunhada. Massa.

Não me lembro o nome daquilo, mas era uma massa recheada com QUATRO QUEIJOS! Tentei, pelo menos, nem pensar em por mais queijo ralado. Em compensação... COCA-COLA... NORMAL.

Comi... comi... E comi!

Não tinha nem uma salada para dar uma quebrada e comer menos a massa. E não ia dar de mala na casa da irmã do meu marido, não é? (risos).

Estou tentando me conformar, achando que podia ser pior... Porque tive a força de dispensar o sorvete. E defini que hoje a noite só uma frutinha se der fome.

Amanhã 6:30 da manhã Jump para queimar tanto queijo. Depois localizada e se der um pouco de esteira. Não gosto de esteira, me dá desespero ver aquele relóginho que teima em andar mais devagar quando eu estou usando. Mas é necessário.

Ontem fui no mercado e comprei alguns cereais, tenho o intestino pra lá de lento. Comprei também pão integral e outras coisinhas, tudo na versão light. Até meu marido decidiu colaborar e trocou a salsicha comum pela de peru light e o hamburguer de carne pelo de frango. Fiquei feliz!

Tá que depois de uma compra bem feita hoje eu detonei. Mas, foi só um diazinho, e eu prometo que vou me recuperar. O que não vale é desistir.

Tinha prometido me pesar certinho e ir postando aqui os resultados. Ainda não fiz isso, vou tentar fazer amanhã. Antes ou depois da academia. Não tenho balança em casa, até porque como contei tenho medo dela, ela sempre foi muito má comigo. (risos).

É isso. Espero que com você tudo esteja correndo bem nesse final de semana, ponto mais difícil de manter a dieta (pelo menos pra mim).

Por hoje é só... Buááá...

Bye, bye!


Fazendo bobagem... Será?

Final de semana é sempre mais difícil seguir a dieta certinha. E meu marido tem reclamado que não janto mais com ele, já que é a única refeição que ele faz em casa. Eu prefiro comer até no máximo 18 horas todo dia e depois disso não como mais e ele chega sempre após as 20 horas.

Bom, o fato é que de final de semana estou tentando ser menos severa com essa regra que eu me dei. O único problema é que as opções que ele me dá nesses dias de trégua é sempre regado a muita gordura. (risos). Ontem a noite resolvemos pedir alguma coisa, chegamos tarde em casa. E lá vem o delivery. Já sentiu o drama?

Dessa vez decidimos pedir um China in Box.


Dormi com a consciência mais pesada que o que eu de fato tinha comido.

Daí resolvi dar uma olhada hoje de manhã na tabela nutricional disponível no site do China. E isso me animou, até que eu não fiz uma besteira tão grande para uma sexta a noite.

Pedimos Yakisoba de camarão e um clássico. Veja bem, é uma opção para quem está de dieta, porque não é um chute no estômago tão pesado. No fim, achei que podia ter sido bem pior.

Olha a tabela:


Eu comi o de camarão e levei um susto, pensei que era muito mais calórico. Apenas 148 calorias!!! E não peca tanto assim em gorduras. Quando eu abri a caxinha pensei: "Vou nadar nessa gordura". Confesso que nunca tinha olhado para a tabela nutricional deles.

Não contente com essa boa notícia, porque eu quero sempre mais, fui olhar a tabela do meu lanche habitual no Mc Donald's. Promoção número 1.





Essa, sim, teria sido uma realidade bem sofrível. Considerando que eu beberia uma coca-cola zero.

No fim achei que não fiz bobagem. Até soube escolher (mesmo que por pura sorte) uma opção bem light em relação a lanches e pizza. E vale a dica para vocês.

Ainda tem a opção de Yakisoba só de legumes, o que é mais light ainda. É gostoso, mata a vontade de comer besteira e não transforma seu prazer de final de semana o fim do mundo.

Fica aí mais uma dica.

Bye, bye.

Sexta é dia de... FERA!!!


Hoje fui na fera abastecer meu estoque de verdura e frutas! Comprei um montão de coisas gostosas. E melhor é que não gastei quase nada. Chuta aí uns 17,00 reais e comprei muito.

Ainda tinha umas coisas da semana passada como: goiaba, tomate, vagem, laranja...

E vou dizer uma coisa, só não come bem quem não quer, porque eu vejo o que comprei com tão pouco e acho que o que tem por aí é sempre desculpas. Se economizar uma ida a um fast food dá pra comprar coisa saudável para uma semana, se não mais! Já comprovei isso, e hoje penso 20 vezes antes de ir comer no shopping!

Olha só tudo o que eu comprei:


Achou que era tudo porcaria, resto de fera por 17 reais, né?... Se alguém me contasse eu também iria achar difícil de acreditar! Mas é verdade, eu gasto pouco e como muito bem. Minha prima que mora no interior paga mais caro do que eu e acha impressionante.

Hoje fui na academia, mas só fiz aula de alongamento.
Vou andar bastante, porque vou ver minha mãe e ir resolver umas coisas da minha carteira de habilitação.

É isso...

Bye, bye!

Na onda do chá-verde

Está uma febre esse negócio de chá verde para ajudar a dieta. Resolvi aderir.

Pelo menos agora tem uns com saborzinho o que ajuda. Se bem que eu não acho o sabor tão ruim, me lembra chimarrão, e como sou do sul e cresci tomando erva não está sendo um sacrifício.

Só que ao contrário do chimarrão, o chá eu tomo estupidamente gelado e estou substituindo a água na academia por uma garrafa dele. Não só para emagrecer ouvi falar que o chá ajuda a desintoxicar, então vamos lá.

Quando eu pesquisar mais sobre o chá verde e seus efeitos eu posto aqui, embora eu saiba que todo mundo tá careca ouvir falar dele. Só que ecrever serve como um estímulo para mim.

Minha dieta está seguindo firme e forte.

Vocês devem estar se perguntando quantos quilos eu já perdi, já que eu nem coloquei meu peso inicial. E a resposta é simples: não sei!

Tá me achando maluca não é? (risos)

Na verdade, sempre tive medo da balança. Nunca fui muiiiiiito acima do peso, mas também nunca tive o corpo que eu sonhei. Tenho o quadril largo e o mais trágico é que os quilos a mais insistem em se instalar nessa região. E o mais injusto é o último lugar que eu começo a emagrecer e sentir diferença.

Depois que eu casei senti que engordei um pouco, pelas roupas, estavam ficando um pouco justas demais, e a barriga não estava mais atraente para um biquíni.

Mas, creio que já emagreci sim. Porque as roupas que estavam justinhas já estão apresentando uma leve folga. Bom sinal, não é?! Sempre me controlei mais pelas roupas.

Prometo que assim que puder eu vou me pesar e estabelecer um controle mais realista e posto aqui. Meu emocional ainda não me permite. (risos). Qual mulher não tem um medinho da balança?

E vamos lá... força!!!
Vou preparar minha mega salada agora.

Bye, bye!

Levantando e acelerando

Existe um certo dia que você acorda e percebe que a dieta não está mais funcionando como nas primeiras semanas. E existe um motivo para isso. Quando você diminui a quantidade de alimentos ingeridos o seu corpo entra em alerta e vai pisando no freio. O que isso quer dizer? Bom, seu corpo sente que menos alimentos estão sendo ingeridos o que leva a diminuir o ritmo do seu metabolismo, para "poupar" energia. Por isso o ponteiro da balança estaciona.

Você deve pensar: "Puts... o que fazer? Voltar a comer mais para acelerar o metabolismo?"

A resposta é NÃO!

Existe um jeito para evitar essa queda do metabolismo e fazer seu corpo acelerar outra vez. Basta jogar a preguiça de lado e fazer MUSCULAÇÃO
Ei... ei... ei... não me venha torcer o nariz. Musculação ajuda a emagrecer SIM! Não é só exercícios aeróbicos que tem esse privilégio.

Quando você inicia um treino de musculação a massa isenta de gordura é elevada, enquanto a massa gorda diminui. Agora você me diz: E daí?

É o seguinte, o aumento dessa massa magra acelera o seu metabolismo estacionado e o melhor seu corpo continua queimando caloria mesmo depois de horas de término dos exercícios. É bem simples, músculos é mais metabolicamente ativo do que gordura. Resultado, seu gasto calórico diário desempaca, ou seja, aumenta.

E devo lembrar que você oxida muito mais gorduras do que qualquer outro exercício.

Se você não faz musculação por medo de ficar assim:


Não se intimide, um profissional poderá te orientar e montar uma série perfeita para você enxugar e apenas definir, ou enrijecer seu corpo. E você ficará com a barriga linda assim:



Bem melhor, não é?



Agora se você acha que tudo o que eu falei nesse post é besteira; que você consegue emagrecer sem fazer exercícios, que só basta uma alimentação super restrita. Só lamento... porque você vai ficar assim:



Só exercícios aerobicos não bastam, eles são meio incopetentes para tonificar o corpo. Piorou se você não faz nenhum tipo de atividade.

Não importa a situação, quando você perde muito peso sem nenhuma atividade física não tem outro resultado, você fica mais flácido. Os exercícios localizados e de carga são tão úteis para queimar calorias quanto para levantar o que vai caindo com a perda de peso. Querendo ou não, é assim. E de que adianta você emagrecer e ter como resultado essa tragédia e ter o mesmo problema com o biquíni?

A decisão é sua. Fica aí minha dica.

Bye, bye.

Atacando de Magali


Descobri o motivo da Magali sempre comer tanto e sempre estar magrinha. O segredo é a Melancia.

Você já reparou que ela vive com um pedaço na mão? Tacada de mestre, muito esperta aquela menina.

Além de doce, o que pode substituir aquelas sobremesas calóricas, a melancia é refrescante e muito nutritiva. Pois é, nem eu imaginava que ela possuísse tantos componentes benéficos para a saúde e também para quem quer emagrecer.





A melancia possui no seu composto hidratos de carbono, betacaroteno e vitaminas do complexo B e C. Achou pouco? Então se segura, pois ela também possui cálcio, fósforo, ferro e propriedades hidratantes. Já se convenceu em incluir ela na sua alimentação? Ainda não? Você é dura na queda mesmo! Então digo mais. A melancia possui licopeno e glutationa em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular. Ufa... agora eu te convenci!!!

É uma boa escolha tomar suco de melancia, pois essa fruta possui 90% de água, por isso ela é excelente para hidratar. O suco provoca a eliminação do ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. É perfeito para dietas desintoxicadoras. Agora se você prefere comer a fruta ao invés do suco, tente incluí-la nos intervalos das refeições. Não é recomendado comer após, já que possui muita água ela pode dificultar o processo digestivo.

Se você tem problemas de acidez estomacal, obesidade, bronquite e de garganta mais um motivo para desfrutar dessa fruta maravilhosa.

A safra de melancia vai de Novembro a Junho. Estamos bem na estação. Aproveite! Compre várias porque ela dura de 2 a 3 semanas na geladeira.

Agora o melhor para nós que estamos querendo emagrecer: 100g de melancia é equivalente a 31 calorias. Ficou de queixo caído não é? É realmente bem pouco perto do benefício que ela possui. E isso é o suficiente para você auxiliar na hidratação do seu corpo, limpar seu organismo e dar aquela sensação de saciedade durante as refeições. Nem podemos dizer que ela engana a fome, porque ela é rica de todo tipo de nutriente como agora você sabe.



Por hoje é isso... vou lá comer meu pedação de melancia para me refrescar! Tá calor hoje.


Bye, bye.



Final de semana...

Esse final de semana me permiti sair UM POUCO da dieta. Eu mereço. Mas, hoje, firme e forte de novo.

Mesmo dando uma escapulida, senti uma diferença danada, porque já não estou conseguindo comer a mesma quantidade que comia antes de iniciar a dieta, bom sinal.

E vamos a luta. Ainda não fui me pesar, pois tenho trauma de balança e medo de desanimar. (risos).

Por hoje é isso.

Bye, bye!

Comemoração: 2 semanas!

Quem pensou que minha dieta era "fogo-de-palha" se enganou. Já fazem duas semanas que meu regime está firme e forte.

E pretendo continuar assim. Como de final de semana o único luxo que eu me dou é não ir a academia, vou caminhar com a minha cachorrinha. Caminhada também é um ótimo exercício e mais relaxante, se não for numa esteira. Esteiras me deprimem.

É bom também para colocar as idéias em dia. Muitas coisas estão acontecendo. Tive 2 noites de insônia e foi horrível. Essa noite dormi melhor.

Vou procurar relaxar.

Bom final de semana.

Bye, bye!